OPERAÇÃO MAR DE MINAS FAZ CERCO AÉREO, TERRESTRE E MARÍTIMO NA REGIÃO DE CAPITÓLIO NESTE FERIADO

Foto: Ilustrativa

Foto: Ilustrativa

Neste feriado de Semana Santa, mais especificamente de sexta (29/3) a domingo (31/3), forças de segurança estaduais e federais, além de instituições parcerias, estarão na região do Lago de Furnas para dar continuidade às ações terrestres, marítimas e aéreas que visam combater irregularidades e crimes, em mais uma grande ação da Operação Mar de Minas, coordenada pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).

A terceira edição da Mar de Minas teve início no dia 9/2 e terminará neste domingo (31/3). Na última semana de ações, é realizada a denominada semana D das atividades, quando há compilação de dados e reforço das atividades preventivas, repressivas e fiscalizatórias. A carreta do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) estará em Capitólio, reunindo todas as forças de segurança e demais órgãos; ela ficará estacionada em local estratégico, como ponto focal das frentes de atuação.

O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco, estará na região e participará da abertura dos trabalhos na Sexta-Feira Santa (29/3), às 9h. Representantes de outras instituições integrantes também estarão no briefing, que antecede o início das atividades a serem realizadas ao longo do fim de semana em vários pontos da região.

O uso de viaturas, aeronaves e embarcações intensificará os trabalhos, que têm como principal objetivo fazer um cinturão de segurança na região e reduzir práticas delituosas e crimes durante o feriado, época em que a região registra elevado número de turistas; além disso, as ações buscam garantir mais segurança aos moradores e comerciantes da região.

A primeira Operação Mar de Minas ocorreu em setembro de 2022. Devido ao sucesso da iniciativa, neste ano foi lançada a terceira edição. O balanço da Operação Mar de Minas III será divulgado na terça-feira (2/4). Participam da Operação Mar de Minas III as seguintes instituições: Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Marinha do Brasil (MB), Polícia Federal (PF), Receita Federal do Brasil (RFB), Instituto Mineiro de Agropecuária (Ima) e Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).