RESULTADO: OPERAÇÃO MAR DE MINAS FISCALIZA 731 EMBARCAÇÕES E 964 VEÍCULOS

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com efetivo de 595 policiais, 217 viaturas, além de 11 embarcações, uma moto aqu√°tica e uma aeronave, a terceira edição da Operação Mar de Minas foi encerrada no domingo, 31 de março, e os resultados foram compilados e divulgados nesta terça-feira, 2, pela Superintend√™ncia de Integração e Planejamento Operacional da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança P√ļblica (Sejusp), respons√°vel pela coordenação das atividades.

Ao longo de 52 dias de ações em terra firme, ar e √°gua, as forças de segurança e as seis instituições envolvidas na Mar de Minas III apresentaram resultados que reforçam o compromisso de todos com a segurança p√ļblica do estado. O objetivo de uma das maiores operações integradas j√° realizadas no pa√≠s foi criar um cinturão de segurança em √°reas circundadas por tr√™s Regiões Integradas de Segurança P√ļblica – Risp"s 6, 7 e 18 – e estabelecer um cerco contra a criminalidade na região do Lago de Furnas – tendo as cidades de Lavras e Divinópolis como pontos focais.

Ações na √°gua são sempre um dos principais focos da Mar de Minas, em razão da extensão fluvial e grandiosidade da represa. Ao todo, 731 embarcações foram fiscalizadas, sendo que 75 foram notificadas e 13 foram apreendidas. Por meio das fiscalizações, foi poss√≠vel encontrar 19 condutores de embarcações inabilitados e 11 balsas de travessia foram notificadas, assim como um bar e um posto flutuantes. As fiscalizações de aviação civil, por sua vez, resultaram em 18 locais e seis aeronautas fiscalizados, além de cinco aeronaves também checadas.

Em terra firme, os mais de 50 dias de operação resultaram em 964 ve√≠culos fiscalizados, com um total de dez ve√≠culos apreendidos, oito retirados de circulação e dois condutores flagrados sem habilitação nas estradas. Foram mais de 60 quilos de drogas apreendidas – entre haxixe, maconha, coca√≠na e crack – além de drogas sintéticas e loló. Durante a Mar de Minas III, 683 adultos foram presos/e ou conduzidos para uma Delegacia de Pol√≠cia e 45 adolescentes foram apreendidos. Item com alto √≠ndice de roubos e furtos, os celulares também estavam na mira dos policiais: 218 aparelhos foram apreendidos.

Durante as ações, 51 armas de fogo foram tiradas de circulação, além de 38 armas brancas e dez simulacros. O cerco contra a criminalidade somou-se a atividades fiscalizatórias nas √°reas tribut√°ria, agropecu√°ria e de meio ambiente. Mais de 125 mil animais foram fiscalizados e 784 quilos de produtos de origem animal foram apreendidos; cerca de R$1,5 milhão também foi apreendido e mais de 11 mil volumes de produtos irregulares sa√≠ram de circulação. Trinta ações de gestão do Risco e Desastre foram realizadas pelas equipes especializadas do Corpo de Bombeiros Militar. No quesito meio ambiente, foram 50 fiscalizações ao todo e cinco atividades suspensas.

MAR DE MINAS III

A terceira edição da Mar de Minas teve in√≠cio no dia 9/2 e foi encerrada no domingo (31/3), com ações em Capitólio. Na √ļltima semana de ações, foi realizada a denominada semana D das atividades, quando houve a compilação de dados e reforço das atividades preventivas, repressivas e fiscalizatórias.

Participaram da Operação Mar de Minas III a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança P√ļblica (Sejusp), Pol√≠cia Militar de Minas Gerais (PMMG), Pol√≠cia Civil de Minas Gerais (PCMG), Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), Pol√≠cia Penal de Minas Gerais, Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustent√°vel (Semad), Marinha do Brasil (MB), Pol√≠cia Federal (PF), Receita Federal do Brasil (RFB), Instituto Mineiro de Agropecu√°ria (IMA) e Ag√™ncia Nacional de Aviação Civil (Anac).