POLÍCIA MILITAR DE MEIO AMBIENTE FECHA RINHA DE GALO EM PIUMHI

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Na última sexta-feira (5), a Polícia Militar de Meio Ambiente de Piumhi recebeu uma denúncia sobre rinha de galos realizada em uma residência situada no bairro Olinda. Segundo os militares, eles foram recebidos pela esposa do autor e havia 14 galos acondicionados em baias de madeira em situação de maus-tratos – local com falta de ventilação e sem luz solar.

A médica veterinária que acompanhou a policia constatou que os animais estavam com as esporas cortadas, barbelas aparadas e um deles tinha ficado cego em um olho. Os policiais ainda encontraram seis pares de esporas de plástico, dois pares de esporas de treinamento, uma biqueira de treinamento e seis bolsas de tecido de transportes dos galos, material utilizados para a prática da rinha.

Diante do fato, a polícia localizou o autor, de 33 anos, no trabalho e o prendeu em flagrante por maus-tratos. Ele foi liberado após assinatura do REDS-Tc e multado em R$2.639,85. Os galos foram apreendidos e encaminhados para o "Projeto de Ressocialização de Galos de Rinha", do UNIFOR-MG, em Formiga. A polícia destruiu o material apreendido usado na rinha.

A Polícia Militar de Meio Ambiente informa que a prática de rinha de galo, amputação em parte ou em todo de membros de animais, bem sua permanência em local inadequado constitui crime de Maus Tratos do art. 32 da Lei 9.60598 (Lei de Crimes Ambientais) com pena prevista de três meses a um ano e multa, sem prejuízo as penalidades impostas pela Lei Estadual Nº 22.231 DE 20/07/2016, que define a situação de maus-tratos no Estado de Minas Gerais.

A população, caso observe algum indivíduo realizando, promovendo, participando de rinhas de animais, bem como provocando maus-tratos, pode acionar imediatamente a Polícia Militar, através do número 190 e 181.