3º MUNDIAL DO QUEIJO DO BRASIL: PRODUTORES DA CANASTRA PARTICIPAM DO EVENTO EM SÃO PAULO

O evento é promovido pela SerTãoBras, associação de produtores de queijos artesanais

3º MUNDIAL DO QUEIJO DO BRASIL: PRODUTORES DA CANASTRA PARTICIPAM DO EVENTO EM SÃO PAULO

Após conquistar 82 prêmios na 6ª edição do Mondial du Fromage et des Produits Laitiers, em Tours, na França, queijeiros brasileiros apresentam seus produtos na 3ª edição do Mundial do Queijo do Brasil. O evento acontece em São Paulo entre os dias 11 e 14 de abril e pretende oferecer uma programação para aproximar o público dos queijos nacionais e da cultura queijeira brasileira.

Produtores de queijo da região da Canastra marcam presença no Mundial. O Secretário Municipal de Turismo, Cultura e Esporte compartilhou um vídeo em suas redes sociais, destacando a participação de mais de 10 produtores e uma variedade de produtos originários de nossa terra, como queijo, doces, café e cachaça. O orgulho pela representação dos sabores e tradições locais é evidente, demonstrando o compromisso em promover e valorizar os produtos regionais no cenário internacional.

O evento é promovido pela SerTãoBras, associação de produtores de queijos artesanais. O Mundial do Queijo é realizado a cada dois anos em parceria com a Guilde Internationale des Fromagers, uma das maiores associações de queijeiros do mundo, presente em mais de 40 países.

O evento será realizado mais uma vez no Teatro B32, e também na Praça da Baleia, na Faria Lima. "Estamos tirando leite de pedra, ou melhor, leite de baleia, rico em sólidos, para marcar território, mostrar o nosso potencial e dar água na boca de todo mundo", diz Débora Pereira, presidente do Mundial do Queijo do Brasil e diretora-geral da SerTãoBras.

Durante o Mundial serão realizados três concursos nacionais (Melhor Queijeiro do Brasil, Melhor Queijista do Brasil e Melhor Fondue do Brasil) e um internacional, o Concurso de Queijos e Produtos Lácteos, sendo que este último deve receber 2 mil itens participantes, entre queijos, iogurtes, doces de leite e coalhadas.

Outra grande atração é a Feira de queijos, bebidas e alimentos artesanais, que acontece em frente ao teatro, com acesso gratuito. Mais de 100 produtores vão vender seus produtos diretamente da fazenda e a estimativa é que por lá passem cerca de 50 mil pessoas nos quatro dias de evento.

"Depois da última edição, consultamos nossa base e todo mundo quis fazer a terceira edição de novo na Praça da Baleia, em São Paulo. Os produtores, que vieram de todo Brasil, venderam todos os seus queijos em 2022, fizeram muitos contatos e novos clientes, foi muito positivo", explica Vanessa Alcolea, presidente do Club Brasil da Guilde Internationale des Fromagers e queijeira na Pardinho Artesanal.