AMEG EMITE NOTA DE REPÚDIO CONTRA ATAQUES HOMOFÓBICOS AO PREFEITO DE ALPINÓPOLIS E PROMETE MEDIDAS LEGAIS

Os ataques, que ocorreram em redes sociais, foram classificados pela entidade como crimes odiosos e inaceitáveis.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Associação Pública dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande (AMEG), composta por 24 municípios, emitiu uma nota oficial nesta terça-feira, 18 de junho de 2024, repudiando veementemente os ataques homofóbicos dirigidos ao prefeito de Alpinópolis e presidente da associação, Rafael Henrique da Silva Freire. Os ataques, que ocorreram em redes sociais, foram classificados pela entidade como crimes odiosos e inaceitáveis.

No documento, a AMEG reafirma seu compromisso em fornecer todo o suporte necessário às autoridades competentes para que o autor dos ataques, bem como aqueles que compartilharam as mensagens ofensivas, sejam devidamente punidos. "Não há espaço para a prática desse crime seja no ambiente político seja em qualquer outro ambiente", destaca a nota.

A associação enfatiza ainda a importância do livre desenvolvimento da personalidade do cidadão, incluindo o exercício da orientação sexual e identidade de gênero, direitos estes que são consagrados e invioláveis.

O apoio ao prefeito Rafael Henrique da Silva Freire foi manifestado por representantes dos Poderes Executivos de diversas cidades que compõem a AMEG, entre elas Alpinópolis, Capitólio, Carmo do Rio Claro, Cássia, Claraval, Córrego Fundo, Delfinópolis, Doresópolis, Fortaleza de Minas, Guapé, Ibiraci, Ilicínea, Itaú de Minas, Passos, Pimenta, Piumhi, Pratápolis, São João Batista do Glória, São José da Barra, São Roque de Minas, São Sebastião do Paraíso, São Tomás de Aquino e Vargem Bonita.

"O livre desenvolvimento da personalidade do cidadão, com o exercício da orientação sexual e identidade de gênero com a qual se identifica constituem direitos consagrados e invioláveis", reforça a nota. A entidade afirma estar unida em prol da justiça e disposta a ir até o fim para garantir que os responsáveis sejam responsabilizados.

A manifestação de repúdio é assinada digitalmente por Daniel Ferreira da Silva, prefeito de São Tomás de Aquino e vice-presidente da AMEG, que se colocou firmemente ao lado do prefeito de Alpinópolis, reafirmando o compromisso da associação em combater qualquer forma de discriminação e promover um ambiente de respeito e igualdade.

Essa iniciativa da AMEG sublinha a crescente mobilização de entidades públicas e civis contra atos de homofobia, reforçando a necessidade de um ambiente político e social que respeite a diversidade e os direitos humanos fundamentais.