QUEIJOS GIGANTES SERÃO DESTAQUE NA EXPOQUEIJO EM ARAXÁ

 ExpoQueijo Brasil/Divulgação

ExpoQueijo Brasil/Divulgação

O maior queijo Mantiqueira de Minas já produzido no Brasil vai deixar a região de Itamonte esta semana. A iguaria, batizada de "Soberano da Mantiqueira" tem 129 quilos e promete ser, literalmente, uma das grandes atrações da ExpoQueijo Brasil; evento que reúne produtores de 14 países nesta semana em Araxá.

Segundo o produtor Alexandre José da Fonseca, um dos proprietários da Queijaria Dom Carmelo, o queijo foi produzido com 1.350 litros de leite. "Ele tem 90 centímetros de raio e 20 centímetros de altura. Nós estimamos que ele deverá ter um peso final de 105 kg, após um ano de maturação", destaca.

Os queijos produzidos na propriedade são feitos a partir de uma atividade leiteira própria, que conta com 60 vacas em lactação. O destaque da queijaria é, sem dúvidas, o Minas Padrão, primeiro queijo da região a alcançar medalha de ouro em uma premiação internacional.

"Participamos da ExpoQueijo Brasil em 2022. Acredito que conquistar a medalha de ouro em Araxá não só impulsionou o alcance dos nossos queijos, mas também ampliou o espaço para outras queijarias regionais entrarem em grandes premiações", diz Alexandre.

Um novo gigante

A provocação, que deu origem ao Soberano da Mantiqueira, é a mesma que levou à produção do maior queijo Canastra, na Queijaria do Ivair, em 2023. Renata De Paoli Santos, fundadora da primeira Escola ítalo-brasileira de Laticínios "Curadoria do Queijo" e do programa Jornada do Queijo – Vivências Queijeiras e o comunicador e empreendedor Jordane Macedo, da Rota do Queijo de Minas e Made IN Minas incentivaram e uniram forças para que a fabricação se tornasse realidade e querem fazer o mesmo, com o queijo produzido na região de Araxá.

"Vamos nos reunir novamente, desta vez, na tradicional Fazenda do Alexandre Honorato, renomado produtor de Queijo Minas Artesanal (QMA), para criar o maior queijo Minas Artesanal de Araxá. Este projeto ambicioso não só celebra a rica tradição queijeira de Minas Gerais, mas também visa promover o queijo artesanal mineiro no cenário nacional e internacional", comenta Renata.

A produção será feita no período da ExpoQueijo Brasil e promete atrair a atenção de amantes do queijo, especialistas do setor e da mídia. "Serão produzidos dois queijos, de 50 quilos cada, com a utilização de mais de mil litros de leite. A iniciativa destaca a importância do queijo artesanal para a economia local e valoriza o trabalho dos produtores mineiros", ressalta Jordane Macedo.

Atrações

A ExpoQueijo Brasil – Araxá International Cheese Awards – conta com o maior concurso internacional de queijos artesanais das Américas. Neste ano participam 1.100 queijos de 14 países (Argentina, Brasil, Bulgária, Canadá, Chile, Colômbia, Espanha, França, Itália, México, Panamá, Peru, Suíça e Uruguai).

Além da competição, o evento tem uma Feira Internacional de Negócios com estandes que valorizam o consumo de produtos da agricultura familiar. O Fórum Internacional desenvolve uma agenda de palestras, conferências e mesas de debate sobre inovações, métodos e práticas para melhorar a qualidade e agregar valor comercial ao queijo artesanal regularizado, entre outros produtos da gastronomia rural.

A vila gastronômica e cultural promove uma experiência sensorial na degustação de queijos artesanais harmonizados com outras iguarias da culinária regional. Uma celebração dos sabores e da cultura, com música ao vivo, mostras e exposições.


...
...
...