MORADORES QUE VIVEM ÀS MARGENS DA BR-464 ENTRE DELFINÓPOLIS E SÃO JOÃO BATISTA DO GLÓRIA ESPERAM POR ASFALTO HÁ MAIS DE 60 ANOS

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A falta de asfalto na BR-464, que liga Delfinópolis a São João da Batista do Glória (MG), tem gerado problemas para a economia da região. É que, sem manutenção adequada, as condições da estrada só pioram e atrapalham o escoamento da produção agrícola. Os moradores da região esperam que a rodovia seja pavimentada há 60 anos.

Passar pela rodovia tem sido um desafio aos motoristas. De carro ou caminhão, os problemas são os mesmos: falta asfalto, sobram buracos e muita poeira.

A rodovia liga os municípios de Delfinópolis a São João Batista do Glória e os distritos de Babilônia e Olhos d´água. A região movimenta mais de R$ 500 milhões em agronegócios. A banana faz parte desses produtos e as condições da estrada prejudicam o escoamento da produção.

"Muitas vezes atoleiro ou buraqueira demora muito pra chegar no Estado de São Paulo, que é o maior cliente. Tem que sair daqui pra arrastar, perde tempo, perde qualidade na fruta, é soja e milho também que a gente precisa escoar daqui pra lá e na época de chuva já não chega no silo, pros caminhões voltarem o mais rápido possível pra fazer a colheita de novo", disse o produtor de bananas José Ivaldo Rodrigues.

Os motoristas já perderam as contas da quantidade de vezes em que os caminhões estragaram na rodovia.

"Muita perda em caminhão, cliente reclamando, que prefere até ir em outro lugar comprar banana ou outras coisas por causa disso, que é mola de caminhão que estraga, é caminhoneiro que reclama com o patrão, fica complicado", disse o produtor.

Já são mais de 60 anos que os moradores da região convivem com as péssimas condições da estrada. A BR-464 tem 64 quilômetros de extensão no trecho que corta o Sul de Minas. Mas a qualidade da rodovia piorou ainda mais depois que o contrato com a empresa de engenharia rodoviária, que fazia a manutenção do trecho, venceu. Desde então, a situação é de completo abandono.

"Havia a manutenção diária, então todos os dias a gente via maquinários na BR e agora sem a manutenção dos prejuízos são imensos, tanto para a população em geral, tanto para quem trabalha com turismo, agropecuária, no comércio em geral, então vem trazendo grandes prejuízos pra gente a BR nessa situação em que ela se encontra", disse o representante do "Movimento Pró BR-464", Danilo Araújo Santos.

Em alguns trechos é preciso parar o carro pro caminhão passar. Em outros, a ponte estreia também dificulta o trânsito. Enquanto o asfalto não chega, motoristas se viram como podem para conseguir passar pela via sem causar tantos prejuízos aos veículos.

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) informou que ainda não há um projeto executivo para pavimentação da BR-464. No entanto, um estudo foi concluído recentemente para mostrar ao governo federal que a pavimentação do local é viável.

"A gente já tem 60 anos de espera pela pavimentação dessa BR, que não acontece, eu acredito que um ponto principal pra gente chegar até lá é conseguir mais lideranças, principalmente na esfera federal, que abrace essa obra de verdade, não só da boca pra fora, não só em ano eleitoral, pra que a gente consiga ter êxito lá na frente", completou o representante do "Movimento Pró BR-464".

O DNIT elabora no momento a licitação para contratação do projeto executivo de engenharia para a obra. Sobre a manutenção da rodovia, o DNIT disse que o orçamento para a licitação desse serviço está em revisão pelo serviço da unidade local de Passos.

A previsão é de que a licitação saia ainda neste mês de maio e o contrato seja assinado em três meses.