APÓS 13 ANOS, ETE TEM OBRAS FINALIZADAS E COMEÇA A FUNCIONAR EM CAPITÓLIO

Trabalho na Estação de Tratamento de Esgoto começou em 2009 e ficou suspensa de 2012 a 2019.

Obras da ETE são concluídas e serviço começar a operar em Capitpolio Â- Foto: Prefeitura de Capitólio/Divulgação

Obras da ETE são concluídas e serviço começar a operar em Capitpolio �- Foto: Prefeitura de Capitólio/Divulgação

As obras da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) foram concluídas e o serviço começou a operar em Capitólio, segundo a Prefeitura. A ETE começou a ser construída em 2009, mas o projeto ficou suspenso de 2012 a 2019.

"A ETE é uma demanda antiga da cidade, uma obra que infelizmente ficou parada durante outras gestões. Agora o esgoto coletado no município receberá tratamento adequado e retornará à natureza despoluído. Como resultado temos águas mais limpas, preservação da fauna e flora local, melhora da qualidade de vida da população e maior fomento ao turismo da região", disse o prefeito Cristiano Gerardão (PP).

De acordo com a Prefeitura, o projeto da ETE foi elaborado pela empresa Esse Engenharia e Consultoria Ltda, por meio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

A obra

A obra começou em 2009 e na época a previsão de término era para 2012. Entretanto, em 2012 somente 60% da obra havia sido concluída e a construção foi suspensa, ficando nesta situação até 2019.

Em 2019, o projeto foi retomado tendo como valor inicial do contrato cerca de R$ 8.263.543,40 para conclusão de todo sistema de esgotamento e para a estação de tratamento de esgotos. A empresa Maquenge Máquinas e Engenharia Ltda foi responsável pela finalização das obras.

Com isso, em 2022, a ETE foi entregue para a responsabilidade da Prefeitura, uma vez que o Município cumpriu todas as exigências impostas pela Codevasf.