COVID-19: CASOS DEVEM SUBIR EM MINAS ATÉ O INÍCIO DE DEZEMBRO, ALERTA FUNED

Somente nas últimas 24 horas, o Estado registrou 2.600 casos e 16 mortes provocadas pela doença

Aumento dos casos positivos já são observados no Estado - Foto: IMAGEM ILUSTRATIVA - Reprodução / Pixabay

Aumento dos casos positivos já são observados no Estado �- Foto: IMAGEM ILUSTRATIVA - Reprodução / Pixabay

Os diagnósticos positivos de Covid-19 tendem a aumentar em Minas Gerais entre o fim de novembro e começo de dezembro. É o que alerta a Fundação Ezequiel Dias (Funed). Somente nas últimas 24 horas, o Estado registrou 2.600 casos e 16 mortes. O total de casos confirmados passa da marca de 3,9 milhões, desde o início da pandemia, e os óbitos são 63.943.

O alerta da Funed se dá com base na análise de dados. Um deles é o do Boletim Infogripe, referente à semana epidemiológica 46 (13/11/2022 a 19/11/2022), no qual Minas Gerais está entre os 15 Estados que apresentaram sinais de crescimento de diagnóstico da doença na tendência de longo prazo.

André Felipe Leal Bernardes, referência técnica em vírus respiratórios do Serviço de Virologia e Riquetsioses da Funed, diz que, do ponto da Vigilância Laboratorial realizada pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Minas Gerais (Lacen-MG/Funed), ainda não foi detectado aumento no encaminhamento das amostras destinadas ao diagnóstico molecular. "Entretanto, o percentual de amostras detectáveis para o vírus SARS-CoV-2 apresentou significativo aumento do ponto de vista estatístico, passando de aproximadamente 1,7% para 11,6% nos últimos dias", afirma.

Além do expressivo aumento de resultados detectáveis para SARS-CoV-2, observa-se ainda que, dos 11 vírus respiratórios pesquisados, nove deles foram encontrados no mês de novembro de 2022. "Também é possível registrar o aumento na frequência com que o vírus SARS-CoV-2 foi identificado nas amostras encaminhadas para análise em novembro. O índice era de 2,68%, em outubro, e, nos primeiros 19 dias de novembro, saltou para 30,97%", acrescenta Bernardes.

Os dados trazem a expectativa de que, no final de novembro e em dezembro, haverá um comportamento parecido com o que foi vivenciado em junho e julho de 2022: um aumento significativo na circulação do SARS-Cov-2.

Redobre os cuidados

Para barrar o aumento dos casos de Covid-19, a população precisa fortalecer as medidas de proteção: usar a máscara, higienizar as mãos frequentemente e manter o esquema vacinal em dia.

Em algumas cidades, a máscara já voltou a ser exigida no transporte público, como é o caso de Belo Horizonte, nas instituições de saúde e nos aeroportos. A máscara é eficaz no controle do SARS-CoV-2 e de outros vírus respiratórios, por isso o uso segue como medida sanitária. As recomendações da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) estão disponíveis aqui.

Com Funed