GOVERNO FEDERAL DEVE RETOMAR O PROGRAMA DE REFORMA AGRÁRIA

A declaração de Paulo Teixeira foi feita durante a CPI do MST

Lula Marques / Agência Brasil

Lula Marques / Agência Brasil

O ministro do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, disse que o governo federal vai retomar o programa de reforma agrária. O ministro esteve presente, nesta quinta-feira, em audiência na CPI do MST na Câmara dos Deputados.

Paulo Teixeira afirmou que existem 57 mil famílias em acampamentos vivendo em péssimas condições e que precisam ser assentadas.

Segundo o ministro, faz 8 anos que não há novos assentamentos no país. Ele criticou uma equivocada atuação do Tribunal de Contas da União, que limitou o andamento da reforma agrária a partir de 2015. Isso bloqueou 500 mil assentados dizendo haver irregularidades. Segundo Teixeira, o INCRA reviu 300 mil processos e só encontrou 1% de irregularidades.

Paulo Teixeira ainda destacou a violência atual no campo. E disse que o governo federal vai agir pela paz.

O ministro do Desenvolvimento Agrário ainda destacou que, com diálogo, todas as ocupações de movimentos sociais que ocorreram este ano foram retiradas.

Nesta semana, diversos partidos mudaram seus membros da CPI. O relator da Comissão, deputado Ricardo Salles, do PL de São Paulo, disse a mudança foi uma manobra do governo e que desistiu do pedido de prorrogação do prazo da Comissão Parlamentar de Inquérito. O prazo de funcionamento da Comissão termina em 14 de setembro.