MG TEVE MAIS DE 1 MILHÃO DE RAIOS NO ATUAL PERÍODO CHUVOSO; VEJA DICAS

Foto: Ilustração

Foto: Ilustração

De acordo com a Cemig, o atual período chuvoso, iniciado em outubro do ano passado, tem sido marcado pela grande incidência de raios em Minas Gerais. A companhia registrou mais de 1 milhão de descargas atmosféricas no Estado, sendo mais de 43 mil em Belo Horizonte e região metropolitana.

Somente na primeira quinzena de janeiro, a Cemig já registrou mais de 9.000 raios na região Central de Minas Gerais. Por conta dessa grande incidência de raios no Estado, a companhia publicou dicas que podem evitar acidentes fatais e, também, para proteção de equipamentos eletrônicos, que podem ser danificados durante tempestades.

O supervisor de Relacionamento com Clientes da Cemig, Alexandre Ribeiro de Almeida, destaca que, durante tempestades com raios, as pessoas devem procurar abrigo imediatamente. "Caso a pessoa esteja na rua, ela deve procurar um local seguro, como um estabelecimento residencial ou comercial. O mesmo vale para regiões rurais. Além disso, é importante não ficar debaixo de árvores ou de postes, que podem atrair a descarga atmosférica e, consequentemente, eletrocutar quem esteja próximo. O raio pode provocar queimaduras gravíssimas e parada cardiorrespiratória, que podem levar a pessoa à morte", explica.

Alexandre ressalta que todos os equipamentos elétricos devem ser retirados das tomadas para evitar risco de queima. Essa atitude preventiva também contribui para a segurança das pessoas. "A rede elétrica da Cemig possui para-raios ao longo de sua extensão, que são dispositivos de proteção contra elevações bruscas das tensões. Porém, durante as chuvas, o raio, ao cair próximo às residências, pode causar grandes sobretensões nas redes elétricas internas das residências, comércios ou indústrias, que também precisam possuir seus próprios dispositivos de proteção contra essas variações elevadas provocadas pelas descargas atmosféricas", alerta o especialista da Cemig.

Desta forma, sobretensões podem atingir aparelhos elétricos destas instalações ou os moradores que estiverem em contato com estas unidades, provocando o defeito no equipamento e o choque ou queimadura na pessoa. "Por este motivo, sempre que possível, a recomendação é retirar os equipamentos eletroeletrônicos das tomadas em caso de chuvas com descargas atmosféricas, para evitar acidentes", completa.