MINAS GERAIS PODE PERDER 47 AMBULÂNCIAS QUE ESTÃO PARADAS EM PÁTIO DE BH

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

O governo de Minas Gerais pode perder as 47 ambulâncias doadas pelo Ministério da Saúde que estão paradas em Belo Horizonte.

O caso foi revelado pela reportagem da BandNews FM. Os veículos estão estacionados em um terreno do antigo Aeroporto Carlos Prates, na capital mineira, desde novembro de 2023. Por lei, as ambulâncias precisam ser colocadas em circulação em até 90 dias após o repasse.

Na época em que os veículos chegaram, o investimento de R$ 13,5 milhões do governo federal foi celebrado pelo secretário de Saúde de Minas Gerais, Fábio Bacheretti, que ressaltou que os carros não seriam liberados de imediato por causa de trâmites burocráticos, como o emplacamento.

O gestor chegou a afirmar que o estado seria "um grande exemplo a ser copiado no Brasil". A previsão do governo estadual é de colocar a maior parte das ambulâncias para circular em cidades do sul de Minas Gerais.

Uma delas é Pouso Alto, que ainda depende de auxílio do SAMU da cidade de São Lourenço, distante 22 km, sendo que, em caso de emergência, os veículos precisam percorrer a BR-460, conhecida como uma estrada tortuosa, com grande tráfego de caminhões e índice alto de acidentes.

A Secretaria de Saúde de Minas Gerais alega que teve um problema com a autorização para transferência de propriedade do veículo e que ainda precisava emplacar oito ambulâncias.

Mesmo com a entrega feita há quatro meses e o estouro do prazo legal para colocar as ambulâncias em circulação, o governo mineiro segue sem previsão para entrega dos veículos aos municípios.

O Ministério da Saúde nega qualquer pendência por parte do governo federal e não informou se notificou o estado por ter excedido o prazo legal.