FAMÍLIAS PODEM TROCAR PARABÓLICA TRADICIONAL POR KIT DIGITAL NA REGIÃO

Foto: Reprodução.

Foto: Reprodução.

Quinze cidades da região estão entre os 168 municípios mineiros que fazem parte da nova fase do programa Siga Antenado, criado por determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e que prevê a substituição de antena parabólica tradicional para o modelo digital.

Moradores de Bom Jesus da Penha, Capetinga, Carmo do Rio Claro, Cássia, Claraval, Delfinópolis, Doresópolis, Ibiraci, Itamogi, Jacuí, Monte Santo de Minas, Nova Resende, Pimenta, São Roque de Minas e de São Tomás de Aquino poderão fazer agendamento para receber os equipamentos. O sinal de TV por parabólica tradicional será interrompido e a população que é beneficiária de programas do governo federal e possui cadastro no CadÚnico pode fazer a substituição sem custos.

De acordo com informações do programa Siga Antenado, mais de 70 mil famílias de Minas já fizeram a substituição e, nesta segunda fase, a estimativa é beneficiar cerca de 55,3 mil com os kits de parabólica digital.

A Siga Antenado é uma entidade criada por determinação da Anatel para apoiar a população na migração do sinal da banda C para a banda KU. Os pré-requisitos para receber a parabólica digital gratuitamente é ser beneficiário de alguma programa social do governo federal, por meio do CadÚnico, e ter uma parabólica tradicional instalada e funcionando.

Para saber se tem direito ao benefício e agendar a instalação, é preciso acessar o site acessar o site sigaantenado.com.br e clicar, no lado direito do alto da tela, o "Programa de Distribuição de Kit" e informar o Número de Identificação Social (NIS) ou o CPF.

Se o agendamento já tiver começado no município e o nome do beneficiário estiver na lista, basta preencher um questionário para que a equipe da Siga Antenado verifique se está apto a fazer receber o kit. Outra opção é ligar para o telefone 0800 729 2404, número que também funciona como pelo aplicativo WhatsApp.

O próprio beneficiário define a melhor data para receber, em casa, o técnico, que apenas confere a documentação do morador antes de fazer a substituição da parabólica tradicional pela nova parabólica digital. Ele não solicita dados bancários, nem exige pagamento pela instalação do kit digital, que contém a antena, o receptor e o controle remoto já com as pilhas. O aparelho antigo fica com o morador.

"É muito importante que as pessoas procurem nossos canais de atendimento o quanto antes para saber se têm direito ao kit gratuito e agendar a substituição da parabólica antiga pela nova parabólica digital", alerta o CEO da Siga Antenado, Leandro Guerra.

"Além da imagem de melhor qualidade e som perfeito, a troca dos equipamentos é a garantia de evitar o risco de ficar sem TV quando o sinal da parabólica tradicional for desligado", aponta.