QUASE 3 MESES APÓS QUEDA DE HELICÓPTERO COM MORTE EM CAPITÓLIO, CENIPA E POLÍCIA CIVIL AINDA NÃO CONCLUÍRAM INVESTIGAÇÕES

O tripulante Vanilton Alves Balieiro, de 44 anos, ficou desaparecido na água e foi encontrado morto horas depois. Três pessoas sobreviveram ao acidente na manhã do dia 2 de janeiro.

Helicóptero foi retirado com apoio de uma balsa e mergulhadores em Capitólio Â- Foto: Fábio Csiszer/Divulgação

Helicóptero foi retirado com apoio de uma balsa e mergulhadores em Capitólio �- Foto: Fábio Csiszer/Divulgação

Quase três meses após o acidente com helicóptero que matou uma pessoa em Capitólio, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) ainda não concluiu o relatório sobre o caso. Ao g1, o órgão informou nesta segunda-feira (25) que a investigação segue em andamento.

A reportagem também pediu posicionamento à Polícia Civil.

"A Polícia Civil de Minas Gerais informa que o inquérito que investiga a queda de uma aeronave segue a cargo da Delegacia de Polícia em Piumhi. A PCMG aguarda a conclusão de laudos que visam a esclarecer as causas do acidente e, uma vez finalizados, serão analisados pelo delegado responsável para a finalização do caso", informou o órgão por meio de nota.

O helicóptero com quatro pessoas caiu na manhã do dia 2 de janeiro deste ano. O tripulante Vanilton Alves Balieiro, de 44 anos, ficou desaparecido na água e foi encontrado morto horas depois.

Três pessoas sobreviveram ao acidente. São elas: o piloto Lucas Chaves Ãvila, Leonardo Resende Silva Vitorino e Julia Mendonça Silva Bernardes. Todos prestarem depoimentos.

A aeronave decolou de um heliponto em Escarpa do Lago (SJXD) em Capitólio, com destino ao aeródromo Sebastião Gomes de Souza em Piumhi (SNUH), a fim de realizar transporte de passageiros, com um piloto e três passageiros a bordo.

Após a decolagem, a aeronave perdeu altitude até impactar contra a superfície do Lago de Furnas. O vídeo acima, registrado por uma câmera de segurança de um rancho no local, mostra o momento da queda às 9h03.

O Corpo de Bombeiros informou que o helicóptero ficou a 12 metros de profundidade. A retirada da aeronave da água foi acompanhada por investigadores do Terceiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa III).

Queda de helicóptero em Capitólio, MG — Foto: Arte/g1

Queda de helicóptero em Capitólio, MG — Foto: Arte/g1

Aeronave

Piloto do helicóptero que caiu em Capitólio, Lucas Chaves Ãvila — Foto: Redes sociais

Piloto do helicóptero que caiu em Capitólio, Lucas Chaves Ãvila — Foto: Redes sociais

Conforme dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o helicóptero de matrícula PP-MMA, modelo EC 120 B, foi fabricado em 2009. A situação de aeronavegabilidade consta como normal e o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) é válido até 19 de outubro de 2024.

A aeronave, que pertence à Âncora MG Participações Societárias LTDA, pode transportar até quatro pessoas e peso máximo de decolagem de 1.715 kg.

Ainda conforme os dados da Anac, consta operação negada para táxi aéreo, o que, de acordo com a assessoria do órgão, significa que a aeronave não tem autorização específica para realizar operações da natureza táxi aéreo, não que haja alguma irregularidade no registro em si.