ZEMA É CHAMADO DE 'CALOTEIRO' POR SERVIDORES PÚBLICOS EM FORMIGA

Servidores da educação e da segurança pública cobraram valorização do governador durante visita à cidade da Região Centro-Oeste nessa quinta (4/4)

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

O governador Romeu Zema (Novo) foi alvo de cobranças de servidores públicos da educação e da segurança pública em Formiga, Região Centro-Oeste de Minas, nessa quinta-feira (4/4). Zema, que estava lá a convite do prefeito Eugênio Vilela (Republicanos) para se reunir com lideranças locais, foi cobrado por recomposição salarial.

Em um vídeo reproduzido em redes sociais, servidores caminhavam atrás de Zema em uma rua entoando cânticos como "Segurança, educação, queremos valorização!". Em seguida, eles provocaram o governador, cantando "Iu, iu, iu, prometeu e não cumpriu!". Pouco antes de Zema deixar o local, os presentes o chamaram de "caloteiro". "Eiro, eiro, eiro, Zema caloteiro!", emendam os servidores.

Além de Eugênio, o deputado federal Domingos Sávio (PL) acompanhava o governador. Em meio aos gritos de "caloteiro", o deputado e outros presentes começam a gritar "Zema presidente!" como resposta. Quando o carro do governador deixou o local, os servidores começaram a vaiá-lo.

A última recomposição salarial geral concedida por Zema foi em 2022. À época, o governador autorizou uma revisão linear de 10,06% após uma série de protestos das forças de segurança pública. A categoria reivindicava o cumprimento de um acordo firmado com o Palácio Tiradentes ainda em 2019. Apesar de ter dado um reajuste de 13%, ele voltou atrás e vetou as duas parcelas restantes, de 12%.