CACHOEIRA DA CAPIVARA, EM CAPITÓLIO, ENTRA NA LISTA DAS 100 MELHORES HISTÓRIAS DE DESTINOS RESPONSÁVEIS PELO MUNDO

CACHOEIRA DA CAPIVARA, EM CAPITÓLIO, ENTRA NA LISTA DAS 100 MELHORES HISTÓRIAS DE DESTINOS RESPONSÁVEIS PELO MUNDO


O Complexo Ecológico Capivara, em Capitólio, entrou em uma lista internacional como uma das 100 melhores histórias de destinos responsáveis pelo mundo. A competição, realizada anualmente, é da instituição Green Destinations Top 100.


De acordo com a Secretaria de Turismo do município, a construção do complexo onde está a cachoeira Capivara barrou a extração ilegal de quartzito e deu espaço a um destino turístico que proporciona lazer e contemplação da natureza.


Esta é 8ª edição da competição, que prioriza que os lugares vencedores tenham histórias de boas práticas sustentáveis. A iniciativa visa principalmente, disseminar essas práticas entre os gestores de destinos, operadores turísticos e visitantes, para facilitar o compartilhamento de conhecimento na indústria do turismo.


Para saber mais sobre a competição internacional de destinos, além da Secretaria de Turismo, a reportagem também conversou com Leandro Maciel, responsável pelo complexo e dono da propriedade onde está a cachoeira, e com uma turista que já visitou o local.


Ao participarem da seleção, são contadas histórias de gestão de destinos e, então, elas podem ser reconhecidas pelas soluções implementadas em resposta aos desafios e problemas. Foi exatamente o que fez o secretário de Turismo de Capitólio, Lucas Arantes, sobre a Cachoeira da Capivara.


Ele contou a história do local que fica em área protegida da Serra da Canastra, região onde antigamente se extraía o quartzito. Portanto, a construção do complexo barrou a atividade extrativista ilegal do minério.


"Essa cachoeira está localizada onde antigamente ocorria a extração ilegal de quartzito. A destruição do ambiente natural foi o principal problema na área de Capitólio. Com a criação do Complexo Ecológico Capivara, nasceu um projeto que deveria promover o ecoturismo. Com o aumento da infraestrutura foi possível implementar a sustentabilidade no destino e, então, o projeto ajudou a evitar o garimpo ilegal, gerou empregos e, entre outros benefícios, ajudou a recuperar o meio ambiente", contou Lucas.

Comentários