FORMIGUENSE DE 16 ANOS, É A PRIMEIRA ATLETA DA REGIÃO INCLUÍDA EM RANKING MUNDIAL DE TÊNIS

Divulgação

Divulgação

Aos 16 anos, a atleta formiguense Bianca Mendonça Bernardes conseguiu um feito inédito na região. O nome dela foi incluído no ranking da Women's Tennis Association (WTA), entidade que é líder global em esportes profissionais femininos e uma das organizações mais reconhecidas e de alto perfil do mundo.

A WTA é composta por mais de 1.650 jogadoras, representando aproximadamente 85 nações, todas competindo para ganhar pontos no ranking WTA e títulos de torneios de prestígio. Bianca treina desde os 6 anos e atualmente está vinculada ao Tropical Tênis Clube Itaúna, onde integra o projeto federal "Tropical Fazendo Campeões no Tênis". Ela ostenta medalhas em vários campeonatos profissionais.

Além de faturar o Qualy do Aberto da República, que é o maior torneio da modalidade do país, Bianca foi campeã do maior campeonato nacional juvenil, o Brasileirão. O evento ocorreu em julho em Uberlândia. A formiguense disputou a categoria 18 anos - duplas ao lado da mineira Fernanda Duarte.

Nascida no dia 17 de janeiro de 2006, Bianca é filha do casal Claudinho Bernardes e Michelle Mendonça Gonçalves Bernardes. Os dois participam da rotina da filha e ajudam nos treinamentos e na parte física. Claudinho é treinador e Michelle, fisioterapeuta.

A formiguense recebe ainda o auxílio do treinador Daniel Amaral e do psicólogo Augusto Avelar. "Bianca vêm sendo motivo de orgulho por ser uma das melhores tenistas do estado e é a primeira tenista da nossa região a conseguir tal feito neste esporte", comentou o pai.

Segundo Claudinho, Bianca treina durante seis horas, todos dias e em turnos pela manhã e à tarde. Para se dedicar profissionalmente ao tênis, Bianca passou a estudar de forma remota. Atualmente, ela cursa o segundo ano do ensino médio. Antes disso, estudou no Colégio Losango, em Formiga.

A diretora do colégio, Laila Zorkot, não poupou elogios para a ex-aluna. "Bianca é nossa! Bianca é do Brasil! Todos os adjetivos positivos rendemos a ela. Como estudante, Bianca sempre se mostrava disciplinada, estudiosa, determinada, de fino trato e cordial com colegas e todos da equipe da escola. Transitava muito bem pelos papéis desempenhados: a atleta não anulava a aluna exemplar e de coração doce que sempre foi! Ela é merecedora de todas honrarias e motivo de orgulho para todos nós! A torcida aqui é grande para que venham muitas e muitas vitórias!", comentou a diretora.