QUEIJO CANASTRA ESTÁ ENTRE OS TRÊS QUEIJOS MINEIROS NA LISTA DOS MELHORES DO MUNDO

Produção do queijo Canastra - Foto: Acervo Aprocan/Divulgaçã

Produção do queijo Canastra �- Foto: Acervo Aprocan/Divulgaçã

Três queijos brasileiros estão na lista dos 100 melhores do mundo do site "Taste Atlas", espécie de enciclopédia online da culinária global. Na posição mais alta entre as opções do Brasil, está o mineiro Canastra, em 24º. Abaixo dele, estão o queijo coalho (85ª posição) e o queijo Minas (93ª).

O ranking leva em conta 1.378 queijos catalogados e 24.296 avaliações dos usuários do site, que classificam as opções de 0,5 a cinco. O Canastra alcança 4,47; o coalho, 4,3; e o Minas, 4,28. Veja a lista completa, em inglês.

Os três primeiros lugares da lista ficam com queijos italianos. Em primeiro, está o Parmigiano Reggiano, cujo sabor é descrito pelo site como "de acastanhado a robusto e levemente picante, dependendo do quanto maturou". Em segundo, está a muçarela de búfala Campana e, em terceiro, o cremoso Stracchino di Crescenza.

Minas também foi lembrada pelo "Taste Atlas" na lista de 100 melhores regiões gastronômicas do mundo. O Estado aparece em 30º lugar, com destaque para o pão de queijo, o tutu de feijão, o feijão tropeiro, a vaca atolada e o biscoito de polvilho.