RESERVATÓRIOS DA GRANDE BH ESTÃO COM CAPACIDADE MÁXIMA APÓS AS CHUVAS QUE ATINGIRAM A REGIÃO

Os níveis do Rio Manso, do Serra Azul e da Vargem das Flores estão em 100%. A vazão do Rio das Velhas no domingo (9) alcançou quase o triplo do observado dois dias antes.

Foto: Reprodução/TV Globo

Foto: Reprodução/TV Globo

Os três reservatórios que abastecem a Região Metropolitana de Belo Horizonte estão operando com a capacidade máxima. Os níveis do Rio Manso, do Serra Azul e da Vargem das Flores estão em 100% desde sábado (8).

A vazão do Rio das Velhas, em Honório Bicalho, distrito de Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, alcançou 530 m³ por segundo no domingo (9), quase o triplo do observado dois dias antes, 183 m³ por segundo.

O índice pluviométrico observado nos reservatórios está bem acima da esperada para o mês de janeiro. Até agora, já choveu 660 mm no Rio Manso, por exemplo. A média é de 287 mm.

A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) disse que os níveis de água dos reservatórios são monitorados diariamente por equipes da companhia.

"A empresa tem à disposição instrumentos de descarga para descarte de água do reservatório para o leito natural dos rios, além do próprio vertedor da barragem. O acionamento das descargas ocorre para amenizar o fluxo de vertimento e reter o máximo possível de chuvas no reservatório neste período do ano", falou a Copasa.

Já no caso do Rio das Velhas, a empresa disse que retira parte da água do manancial para utilizar no abastecimento, não tendo o controle da vazão do rio.