MESMO COM NOVOS LEITOS, SANTA CASA DE PASSOS TEM MAIOR LOTAÇÃO PARA COVID-19 DOS ÚLTIMOS SEIS MESES

Ocupação de 100% é registrada no hospital desde que os novos leitos começaram a funcionar, na segunda-feira (24).

Ilustrativa

Ilustrativa

A Santa Casa de Passos está com a maior hospitalização pela Covid-19 dos últimos seis meses. A ocupação da UTI para tratamento da doença é de 100%, mesmo com novos leitos de terapia intensiva que começaram a funcionar esta semana.

Além dos 20 leitos de UTI ocupados, a enfermaria também trabalha além da lotação. O coordenador da UTI da Santa Casa, Rodrigo Silveira de Almeida, destaca que os casos de coronavírus passaram de leves e moderados para graves.

"Estamos notando um número crescente de casos leves e moderados desde o começo do ano. Isso iria ter reflexo agora, com o aumento de casos graves. Os pacientes começam com casos leves e moderados, mas depois de sete dias começam a agravar os casos. Ai é onde eles passam a precisar de terapia intensiva. Com o aumento de casos de enfermaria, muitos deles moderados, era esperado esse aumento dos casos, que tende a se manter nas próximas semanas", falou.

O coordenador destaca que a ocupação de leitos em alta é mantida mesmo com a rotatividade de entrada e saída dos pacientes na UTI.

"A demanda continua alta, apesar de termos conseguido girar leitos todos dias, ainda há uma demanda elevada por leitos de terapia intensiva para Covid. A maioria é de pacientes acima dos 60 anos, sendo a grande maioria com comorbidade. Mas, temos também pacientes jovens, que estão intubados, em ventilação mecânica, com Covid. A gente tem que entender que a doença pode evoluir de formas críticas e que a quantidade de pacientes intubados, em ventilação mecânica, na UTI é muito alta", disse.

Com a ocupação de 100% nos últimos três dias, a preocupação é para que não ocorra necessidade de transferência de pacientes por falta de leitos, assim como ocorreu no ano passado.

"A preocupação sempre existe, a gente sabe que isso pode voltar a acontecer. A gente espera que a gente não veja essas cenas novamente, mas temos que ter todo alerta para que isso não retorne àquele cenário terrível que presenciamos. Sabíamos que teríamos esses casos graves e, com certeza, esse cenário se mantém nas próximas semanas. A demanda por leitos de terapia intensiva por pacientes críticos. Tentar analisar o que está acontecendo na nossa região, no restringe do Brasil e do mundo ainda é muito precoce para uma conclusão definitiva com relação à gravidade desses doentes", explicou.

Aumento de ocupação em Poços de Caldas

Poços de Caldas também registra aumento na taxa de ocupação de internações na UTI. De acordo com a prefeitura, a lotação é de 35%.

No começo de janeiro, a ocupação dos leitos de UTI estava em 2,74%, sendo que nenhum morador de outra cidade estava internado em Poços de Caldas.

Há duas semanas esse número começou a aumentar e foi para 8,22% de ocupação, com três moradores de fora internados. Na semana passada a taxa estava em 23,29%, sendo sete moradores de outras cidades.

Já no boletim de terça-feira (26), a taxa de ocupação subiu para 35,62%, sendo 17 pessoas são de outras cidades.