PREÇO DO LEITE PAGO AO PRODUTOR CAI PELO SEXTO MÊS SEGUIDO COM MAIS PRODUTO DISPONÍVEL NO MERCADO

Segundo analista, entre janeiro a outubro deste ano em relação ao mesmo período do ano passado, importação de leite em pó cresceu 104,6%

Foto: Ilustração

Foto: Ilustração

O pagamento do leite ao produtor neste mês de novembro, referente ao leite captado em outubro, registrou a sexta queda consecutiva, segundo a analista da Scot Consultoria, Juliana Pila. Ela explica que a Média Brasil, realizada pela Consultoria em 18 Estados, resultou no preço de R$ 2,07/litro, uma queda de 3,01% em relação ao pagamento anterior.

De acordo com Juliana, este movimento de queda nos preços ao produtor vem desde maio, com o aumento da disponibilidade interna de produto, seja pela produção nacional ou pela importação de lácteos, o que tem pesado mais neste momento segundo ela. Conforme informações da Scot Consultoria, entre janeiro a outubro deste ano, comparado com o mesmo período de 2022, houve um aumento de 104,6% na importação de leite em pó.

Para dezembro, o cenário é que o movimento de queda nos preços pagos ao produtor persista, mas que ocorra com menor intensidade, segundo afirma a analista.